SACI: O controlador de temperatura inteligente

Se você faz cerveja há algum tempo, com certeza já deve ter passado por alguma dessas situações:

  • Lembrou de subir ou descer a temperatura de fermentação às 3:00 da manhã
  • Ficou curioso para ver a temperatura da fermentação no trabalho
  • Ficou bolado porque tua viagem do trabalho vai cair bem na data de fazer cold crash

É por essas e outras que eu resolvi criar o SACI, o Seu Amigo Cervejeiro Inteligente.

Abaixo, segue uma breve descrição das funcionalidades:

O bom e velho ‘controlador de dois estágios’, só que mais inteligente!

A internet das coisas cervejas veio pra ficar, então nada mais justo que conectar o seu freezer, certo? Se você já usa controladores de temperatura, já deve estar acostumado e confia no algoritmo de Liga/Desliga presente na maioria dos termostatos disponíveis no mercado. O SACI oferece o mesmo grau de controle, e ainda possibilita o envio dos dados para uma plataforma de IoT gratuita, permitindo que você acompanhe a sua fermentação de qualquer lugar, perfil de fermentação automático (RAMPAS!!!!), interface limpa e reponsiva e a chance de você escrever seus própios plugins e/ou painel de controle. Vamos lá?

Rampas automáticas

Eu construi o SACI usando a mentalidade ajuste e esqueça. Você só precisa plugar ele no seu freezer ou geladeira, criar o perfil de fermentação para as próximas duas semanas e ir cuidar da vida. O SACI usa o protocolo NTP para manter a hora certa via internet, então basta ligar o equipamento que ele ajusta a hora sozinho.

Interface limpa e funcional

Estamos no século 21 e temos internet moderna, então, nada de interfaces esquisitas e burocráticas. O SACI possui uma interface web embutida, limpa e responsiva, pensada para ser funcional tanto em desktops quanto em celulares. Basta conectar o controlador na rede wireless e pronto. Sem app pra instalar e configurar, sem dispositivos especiais, sem updates. Rápido, limpo e funcional.

Interface clean e funcional

Compatível com Arduino/Genuíno

Se você já programou alguma vez em C/C++ usando a IDE ou Framework Arduino, a chance é de que você já tem o que tenha tudo que precisa para compilar, instalar e alterar o software do seu controlador.

Fácil de construir e hackear

Tudo que você precisa pra começar a hackear o SACI é um ferro de solda e algum conhecimento em C/C++. O hardware é fácil de construir e você encontra o material utilizado em qualquer loja de eletrônica do bairro. Além disso, o SACI foi pensado para manter os códigos de plugins separados do código principal, isolando as funcionalidades em seus próprios arquivos, tornando mais fácil a escrita e integração dele com serviços e aplicativos externos.

HTTP e JSON? Check!

Nós adoramos desenvolvedores Front End. Por isso, fizemos questão de criar uma ‘pseudo api’ para que os front-end developers possam fazer o que eles sabem fazer sem precisar se preocupar com o código que roda no device. Além disso, é possível consultar o status do dispositivo em uma string json, o que facilita a construção de novos paineis e integrações para o dispositivo.

Código aberto e gratuito? Double Check!

Gostou? Quer começar a usar?

Você pode montar o seu dispositivo hoje mesmo através das instruções que estão na página do projeto no site github.com.

Não tem familiaridade com ferro de solda? Entra em contato comigo que eu monto um pra você pelo preço justo. Tu vai pagar pela mão de obra e suporte, pois o software é e sempre será aberto e disponibilizado gratuitamente. :)

E é isso, pessoal. Bora fazer cerveja!!

comments powered by Disqus